Notícias de saúde

Qual a relação entre níveis de colesterol e diagnóstico de câncer?

28 de março de 2012 (Bibliomed). Pesquisa apresentada no American College of Cardiology 2012 analisou a relação entre o nível de colesterol e o desenvolvimento do câncer. Segundo o Dr. Paul Michel Lavigne, coordenador da pesquisa, a intenção era analisar se os níveis de colesterol se alteravam na presença de um tumor ou antes do surgimento desse.

O especialista explica que a associação entre níveis séricos de colesterol e a incidência de câncer foi documentada pela primeira vez há mais de 30 anos, o que mostra que essa questão permeia a comunidade científica há bastante tempo. Uma meta-análise realizada por pesquisadores da Tufts University School of Medicine, em 2007, mostrou que existia um “relacionamento significativo e linear” entre os níveis de colesterol LDL e o risco de novos casos de câncer.

Já um estudo publicado em 2008 pelos mesmos pesquisadores mostrou uma relação semelhante entre os baixos níveis de colestrol LDL e o câncer incidente, além de evidenciar que a terapia com estatina, apesar de reduzir significativamente o colesterol LDL, não foi associada ao aumento do risco de câncer.

Embora haja o consenso de que baixos níveis de colesterol LDL são evidentes no momento do diagnóstico de câncer, Lavigne disse que há um debate considerável sobre a interpretação dos dados, particularmente no que se refere ao tempo. São duas as principais teorias: a "causalidade reversa",  hipótese que sugere que níveis deprimidos de colesterol LDL são o resultado de câncer subclínico, e a "frente de causalidade" hipótese diz que o colesterol LDL deprimido é um precursor da doença.

No atual estudo, foram analisados os níveis de colesterol LDL antes do diagnóstico de câncer, sendo excluídos da pesquisa pacientes com diagnóstico anterior da doença e aqueles que tinham feito uso de medicamentos hipolipemiantes. No total, 201 casos de câncer foram diagnosticados e comparados com 402 controles que não desenvolveram tumores.

Os resultados mostraram que os níveis séricos de colesterol LDL foram inversamente associado com todas as causas de incidência de câncer, de acordo com dados publicados anteriormente. A relação do colesterol LDL e o tempo não diferiu entre pacientes com câncer e controles saudáveis ​​ao longo de uma média de 18,7 anos anteriores diagnóstico.

Fonte: American College of Cardiology 2012, 24 a 27 de março em Chicago, EUA.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários