Notícias de saúde

Idosos podem se beneficiar com jogos de RPG na internet

22 de março de 2012 (Bibliomed). Jogos online de RPG (role playing games) são algo associado normalmente a jovens. Mas uma nova pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos mostra que idosos podem se beneficiar muito com esse passatempo.

Para o estudo, pesquisadores da North Carolina State University escolheram o jogo World of Warcraft, que permite que pessoas assumam personagens e completem missões com outros jogadores. “É um jogo cognitivamente desafiador, em um ambiente socialmente interativo que apresenta novas situações aos jogadores”, explica a pesquisadora Anne McLaughlin.

Os idosos que passaram duas semanas jogando mostraram resultados melhores em testes de atenção e habilidade espacial do que idosos que não jogaram.

Porém, o nível da melhora nesses quesitos dependeu de como eram as taxas de habilidades no início do jogo. Pessoas que começaram com resultados baixos tiveram melhoras, msa quem teve resultados altos no começo não recebeu o mesmo benefício.

Apesar de o jogo escolhido ter sido o World of Warcraft, os pesquisadores alertam que as melhoras de raciocínio vistas provavelmente também podem ser obtidas através de outros games que exijam as mesmas habilidades: realizar tarefas múltiplas, memória, manipulação espacial, etc.

A pesquisa foi publicada no periódico Computers in Human Behavior.

Fonte: My Health News, 24 de fevereiro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários