Notícias de saúde

Lanchar durante amanhã pode atrapalhar a dieta

29 de novembro de 2011 (Bibliomed). Fazer lanches na manhã, entre o café da manhã e o almoço, pode prejudicar a dieta mais do que fazer lanches em outros momentos do dia. O consumo de alimentos nesse horário pode também ser um sinal de que a alimentação da pessoa não está saudável, sendo uma reflexão de alimentação recreativa ou apenas por hábito, e não uma necessidade.

Pesquisadores do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson (EUA) estudaram 123 mulheres que estavam acima do peso ou eram obesas, entre as idades de 50 e 75 anos. Essas pessoas estavam participando de um outro estudo que tinha o objetivo de ajudá-las a perder peso enquanto examinava efeitos de dieta e exercícios físicos no câncer de mama.

97% das mulheres disseram fazer lanches diariamente, mas apenas 19% disseram lanchar entre 10:30 am e 11:30 am. Os resultados encontrados pelo estudo mostram que mulheres que lanchavam nesse horário perderam uma média de 9% dos seus pesos ao longo de um ano, sendo que mulheres que não lanchavam antes do almoço perderam 11%.

Lanches saudáveis podem ajudar na manutenção de dietas, por ajudar no controle da fome. Mas pessoas que comem por razões comportamentais, e não por reais necessidades fisiológicas, estão adicionando calorias às suas dietas, sem necessariamente reduzir as porções nas suas próximas refeições.

Os pesquisadores aconselham que "indivíduos fazendo programas de dietas de perda de peso deveriam ser educados quanto a meios de incorporarem lanches na dieta de forma saudável".

A pesquisa foi publicada no periódico Journal of the American Dietetic Association.

Fonte: Live Science 28 de novembro de 2011