Notícias de saúde

Estrutura do vírus da dengue é desvendada por cientistas

Belo Horizonte, 26 de Março de 2002 (Bibliomed). A estrutura do vírus da dengue foi descoberta por biólogos da Universidade do California Institute of Technology e da Universidade de Perdue, em Indiana. O trabalho foi publicado recentemente na revista Cell. O vírus pertence à família dos flavivírus, bem como o vírus do Oeste do Nilo e da febre amarela. A descoberta poderá ajudar a desenvolver vacinas ou antivirais contra a dengue. Conhecendo a estrutura do vírus os cientistas poderão identificar as melhores regiões que servirão de alvo para a ação de anticorpos ou antivirais.

As equipes trabalharam com técnicas de microscopia crio-eletrônica e reconstrução de imagem 3-D para obter uma imagem tridimensional do vírus. Os cientistas consideraram incomum a estrutura do vírus da dengue.

O biólogo James H. Strauss, da Caltech, que coordenou o trabalho, explica que a imagem obtida foi interpretada em termos de seus componentes moleculares. Eles detectaram que o vírus funde sua membrana com a célula hospedeira e é assim que a invade.

Strauss afirma que uma proteína denominada E, de envelope, forma um envoltório protetor em torno do vírus. Esse envoltório é feito de 60 subunidades de proteína E, que compõem uma estrutura de 20 lados, quase uma esfera, que protege o material genético do vírus até ele ser liberado da célula hospedeira.

Durante o estudo também constatou-se que o vírus da dengue tem uma dupla membrana de lipídeos, entre a capa de proteína e o genoma. Strauss explica que o que é incomum nesse tipo de vírus é a camada de lipídeos ficar completamente encoberta pela proteína.

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários