Notícias de saúde

Jovens brasileiros se preocupam com a saúde

09 de novembro de 2011 (Bibliomed).  O jovem se preocupa com sua saúde? Segundo o projeto "Este jovem brasileiro", desenvolvido pelo Portal Educacional, sim. Em sua sétima edição o projeto aborda o tema "Corpo e Mente", e foi realizado através da aplicação de questionários online respondidos por quase 8,5 mil alunos da 7ª série do Ensino Médio de 82 escolas da rede particular de ensino de todo o País. A identidade dos entrevistados foi mantida em sigilo e a idade desses variou entre 13 e 17 anos. O questionário abordou questões relacionadas à saúde, como alimentação, atividade física, relação com o corpo e emoções.

Os resultados mostraram que a maior parte dos entrevistados tem atitudes bastante positivas em relação aos cuidados com a alimentação, com a atividade física, com a saúde física e a emocional. Dos jovens que participaram da pesquisa, 65% têm seu Índice de Massa Corporal (IMC) normal, quase 25% têm o peso abaixo do ideal para sua altura, 8% têm sobrepeso e 2% revelam níveis de IMC compatíveis com obesidade.

Quase 15% dos entrevistados acreditam que sua saúde está regular ou não está boa, mais de 30% deles acham que estão com peso acima do normal e 14% acham seu peso abaixo do desejável, sendo que 2% dizem que estão muito abaixo.

Oitenta e oito por cento dos jovens declaram se preocupar com a saúde, mas 43% não vão regularmente ao médico. As garotas, por terem que ir ao ginecologista uma vez por ano a partir da adolescência, costumam frequentar o médico mais vezes, já os garotos perdem a referência profissional quando deixam de ser acompanhados pelos pediatras.

Os resultados do projeto "Este Jovem Brasileiro" estão disponíveis no Portal Educacional (www.educacional.com.br).

Fonte: Diário da Saúde, 06 de novembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários