Notícias de saúde

Asma: um desafio para a saúde pública

05 de outubro de 2011 (Bibliomed). A asma é uma doença grave que, se não tratada corretamente, leva à redução da qualidade de vida e pode acarretar em morte. Estudo publicado no European Respiratory Journal, a revista cientifica da Sociedade Europeia de Doenças Respiratórias (ERS), questiona os motivos da doença ainda matar tantas pessoas, e levar outras tantas à hospitalização, sendo que existem inúmeras possibilidades de tratamento para ela.

Doenças crônicas, grupo no qual se encaixa a asma, além de provocarem sofrimento para os pacientes, representam um ônus econômico significativo para as sociedades e sistemas de saúde, especialmente em países em desenvolvimento.

No Brasil, a asma é a terceira maior causa de hospitalização pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com quase 400 mil internações ao ano. De acordo com o dr. Paulo Camargos, membro do Comitê Executivo da Desafio de Asma GINA (GINA Asthma Challenge) no Brasil, o GINA tem o objetivo de reduzir as internações por asma em 50% nos próximos cinco anos.

Apesar de parecer um objetivo de pouca probabilidade de alcance, o médico explica que ele é baseado em experiências realizadas em alguns municípios brasileiros, cujos resultados dos programas de manejo da asma demonstraram ser possível alcançá-lo no SUS.

Para tal, Camargos prevê a necessidade de planejamento coordenado e implantação de medidas simples, porém eficazes, para reduzir os números da asma. “Já está comprovado que a melhor maneira de conseguir o controle da asma, ao lado da terapia medicamentosa, é a educação. Este, portanto, é o ponto de partida para alcançarmos este objetivo no tempo proposto, no Brasil”, explica dr. Rafael Stelmach, presidente-eleito da GINA Brasil.

Fonte: Press- release, Acontece Comunicação, 03 de outubro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários