Notícias de saúde

Dieta materna influencia em alergias nos bebês

12 de setembro de 2011 (Bibliomed). O que a mãe come durante a gestação pode aumentar ou diminuir o risco de alergias em crianças em desenvolvimento.  Segundo os pesquisadores do Instituto INRA, na França, se a dieta da mãe contiver um grupo de ácidos graxos poli-insaturados (PUFAs) - encontrado em nozes, peixes e semente de linhaça - o intestino da criança se desenvolve de forma diferente.

Os pesquisadores explicam que os PUFAs podem melhorar a forma como as células do sistema imunológico do intestino respondem às bactérias e a outras substâncias estranhas ao organismo, dessa forma, o bebê pode criar maior imunidade às alergias.

"Na dieta ocidental, o grupo de ácidos graxos poliinsaturados que ajudam na função intestinal estão realmente desaparecendo - nossa ingestão de óleos de peixe e castanha está sendo substituída por óleos de milho, que contêm um tipo diferente de ácidos graxos," disse a Dra. Gaëlle Boudry, uma das autoras da pesquisa, que ressalta que essa pode ser uma explicação para o aumento dos casos de alergia.

Fonte: Diário da Saúde, 9 de setembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários