Notícias de saúde

Deficiência de vitaminas favorece desenvolvimento da degeneração macular

12 de agosto de 2011 (Bibliomed). De acordo com Organização Mundial da Saúde (OMS), a degeneração macular é a maior causa de cegueira definitiva no mundo. A condição é causada pela degeneração das células da área central da retina, fazendo com que a pessoa não consiga ver detalhes das imagens.

Com o envelhecimento da população, a tendência é que a ocorrência dessa doença aumente. Mas outro fator pode fazer com que a condição se torne ainda mais frequente. Os maus hábitos alimentares dos brasileiros podem causar deficiência de vitaminas, favorecendo o desenvolvimento de problemas oculares. Os sintomas da degeneração macular incluem visão desfocada ou embaçada.

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mais de 98% da população sofre de insuficiência de vitamina D e E. 63% das meninas entre 10 e 13 anos e 83% dos meninos entre 14 e 18 anos sofrem de deficiência de vitamina A.

De acordo com Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, “a importância dessas vitaminas para a visão já está comprovada, mas a suplementação só deve ser feita após confirmação da deficiência no exame de sangue”.

As vitaminas exercem funções diferentes que protegem os olhos contra a degeneração macular. A vitamina E é um antioxidante que não permite que as células da mácula sejam destruídas. A vitamina D é responsável pela circulação sanguínea, e por isso é necessária para que o oxigênio seja levado até a retina.

O tratamento da degeneração macular é feito com laser e consegue impedir a progressão da doença em 90% dos casos. Leôncio afirma que quando o diagnóstico é precoce, a visão pode ser recuperada. Por isso é essencial que um médico seja procurado quando os primeiros sintomas começarem a aparecer. Para a prevenção da doença é recomendado que o paciente se informe com seus médicos sobre as fontes das vitaminas, procurando fazer uma dieta balanceada.

Fonte: LDC Comunicação 10 de agosto de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários