Notícias de saúde

Leite em produtos assados ajuda crianças com alergia ao alimento

05 de julho de 2011 (Bibliomed). Um novo estudo desenvolvido na Mount Sinai School of Medicine (EUA) mostra que a presença de leite em alimentos assados pode ser benéfica para crianças com alergia ao alimento.

Pesquisadores fizeram um experimento com 88 crianças entre as idades de 2 e 17 anos. Todas sofriam de alergia ao leite e o objetivo do teste era avaliar a tolerância dos participantes a alimentos que continham leite cozido, como bolos, waffles e biscoitos.

Durante cinco anos, as crianças foram gradativamente apresentadas a alimentos que continham progressivamente quantidades menores de leite cozido. No final desse período de tempo, 47% das crianças conseguiam tolerar produtos laticínios que não haviam sido aquecidos, como iogurte e sorvete, quando comparadas a 22% dos participantes do grupo controle.

Os pesquisadores acreditam que as temperaturas elevadas usadas no cozimento poderiam causar a quebra das proteínas do leite, o que reduziria as propriedades alergênicas.

A co-autora do estudo, Dra. Anna Novak-Wegrzyn, afirma que “esse estudo mostra que muitas crianças com alergias não precisam evitar completamente produtos com leite. Também é um sinal encorajador de que através de supervisão médica cuidadosa, crianças podem superar suas alergias mais rapidamente com o crescimento”.

A pesquisa foi publicada em The Journal of Allergy and Clinical Immunology.

Fonte: UPI 1 de julho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários