Notícias de saúde

Tamanho do Tumor de Próstata Indica o Risco de Recorrência

Por Merritt McKinney

NOVA YORK (Reuters Health) - O tamanho do tumor da próstata é um bom indicador para saber se o câncer vai voltar após a cirurgia, de acordo com resultados de um estudo.

Homens que apresentavam tumores que correspondiam a cerca de 11 por cento do tecido da próstata não tiveram recorrência do câncer, enquanto que aqueles cujo câncer voltou apresentavam tumores que correspondiam a cerca de 24 por cento do tecido da próstata.

No geral, 8 por cento de cerca de 600 homens apresentaram uma recorrência do câncer entre seis meses a três anos após a remoção cirúrgica da próstata, afirmam pesquisadores na edição de 15 de setembro da revista Cancer.

O estudo indica que, para cada aumento de 5 por cento no tamanho do tumor, o risco de recorrência crescia em 11 por cento.

Os médicos utilizaram diversas medidas para prognosticar as chances de recorrência do câncer, incluindo níveis de PSA -- proteína relacionada ao câncer de próstata -- no sangue, e o grau do tumor de Gleason, que avalia a agressividade do tumor baseado nas características celulares.

Peter A. Humphrey, do Centro Médico da Universidade Washington, em St. Louis, Missouiri, explicou que, no entanto, o processo de medida do tamanho do tumor é "muito trabalhoso" e não é desenvolvido para testes de rotina.

Humphrey afirmou à Reuters Health que, no estudo, uma técnica -- que pode ser facilmente realizada em qualquer laboratório hospitalar -- foi usada para medir os tumores. Ele acrescentou que a técnica pode ajudar médicos e pacientes a decidir se um tratamento adicional é necessário após a cirurgia.

A chamada inspeção visual do tumor consiste em visualizar uma amostra do tecido através de um microscópio para estimar a porcentagem de células tumorais no tecido da próstata.

"O tamanho do tumor na glândula da próstata é um fator importante a se considerar", disse Humphrey. Ele destacou que essa informação é outro fator que pacientes e seus médicos podem usar para tomar decisões sobre a terapia.

A boa notícia é que hospitais já estão equipados para obter as medidas. Humphrey afirmou que, na verdade, amostras do tecido da próstata já são usadas para determinar o grau e estágio do câncer.

"A técnica em si não é nova", mas a aplicação para o câncer de próstata é, disse Humphrey. Ele acrescentou que o tamanho do tumor já é utilizado para prognosticar as chances de recorrência de diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de mama.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários