Notícias de saúde

Enfartos que acontecem pela manhã são mais graves

02 de maio de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores espanhóis desenvolveram uma pesquisa que mostra que o horário em que um ataque do coração acontece pode influenciar a sua gravidade.

Os cientistas estudaram casos de 811 pacientes que sofreram de infarto agudo do miocárdio com elevação de ST, que ocorre quando um bloqueio impede que o sangue chegue ao coração durante um período prolongado de tempo. Essas pessoas foram dividas em grupos de acordo com o horário em que o infarto ocorreu e assim os pesquisadores perceberam que os ataques do grupo “de 6 a.m. ao meio dia” sofreram infartos mais graves.

Esse grupo apresentou níveis muito mais altos no sangue de um tipo de enzima que é um marcador de tecido cardíaco morrendo do que em pacientes que sofreram seus ataques durante a tarde ou noite. Baseando-se no número de enzimas presentes, os pesquisadores estimam que a área do coração danificada foi cinco vezes maior nesses pacientes.

Apesar de a proposta do estudo ser interessante, é necessário que pesquisas mais profundas sejam feitas para que conclusões mais firmes sejam estabelecidas.

Independentemente da hora do dia em que o ataque ocorre, o quanto antes a pessoa é atendida, menos dano o infarto causa ao corpo. O socorro e atendimento devem ser prestados à pessoa imediatamente.

A pesquisa foi publicada no Heart Journal.

Fonte: BBC 27 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários