Notícias de saúde

Obesidade pode ser causada por má nutrição durante a gestação

14 de março de 2011 (Bibliomed). Pesquisas mostram que é possível que crianças que nasceram abaixo do peso se desenvolvam rapidamente e recuperem o atraso no seu desenvolvimento. Quando isso acontece, aumentam os riscos de ela se tornar obesa e adquirir doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, osteoporose e doenças cardiovasculares. As raízes desses problemas podem estar na privação de alimentos durante a gestação.

Durante a gravidez, o bebê é “programado” para comer mais ou menos durante sua vida, dependendo da nutrição da mãe. Isso acontece porque crianças que passaram por gestações em que a mãe não estava bem nutrida desenvolvem menos neurônios na região do cérebro responsável pelo consumo de alimentos. Cientistas da Universidade de Los Angeles (EUA) usaram modelos animais e descobriram uma diferenciação entre as células-tronco de recém nascidos abaixo do peso e daqueles de peso normal. Esse fato dá mais informações sobre a relação entre o baixo do peso do bebê e o desenvolvimento de obesidade e outras doenças ao longo da vida.

A autora do estudo Dr. Mina Desai diz que o estudo mostra o quão importante a saúde e a nutrição materna são para o controle da obesidade. “A obesidade e suas doenças relacionadas são as principais causas de morte na nossa sociedade, ainda assim nós temos poucas estratégias efetivas para prevenção e tratamento”. O estudo sugere que a nutrição materna seja estudada como uma forma de prevenção contra a obesidade e as doenças causadas pelo excesso de peso.

Fonte: EurekAlert! 10 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários