Notícias de saúde

Pacientes querem participar das escolhas médicas

25 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Para analisar as expectativas que os pacientes constroem em relação aos seus médicos e à sua própria participação durante o tratamento, cientistas estudaram 360 pacientes. O grupo foi formado por 51% de mulheres e 49% de homens entre 16 e 47 anos com problemas de saúde diversos.

Os pacientes receberam um questionário que fazia perguntas quanto ao relacionamento entre médico e paciente e o envolvimento do paciente nas decisões tomadas.

Os resultados mostraram que a maioria das pessoas esperava que os médicos os escutassem e dessem informação, mostrando compreensão e consideração. Os participantes também mostraram querer tomar suas próprias decisões quando estivessem lidando com problemas médicos. 

A influência que os pacientes esperavam ter na hora de escolher seus próprios tratamentos variou de acordo com a doença da pessoa. 32% dos pacientes sentindo dores no coração queriam participar na escolha do seu tratamento e esse número aumentou para 49% quando os pacientes estavam enfrentando problemas sérios de saúde na família.

O estudo foi desenvolvido pelos espanhóis Ana Delgado, Luis Andrés López Fernández and Lorena Saletti Cuesta (da Escola Andaluza de Saúde Pública), Juan de Dios Luna del Castillo(Universidade de Granada), e Natalia Gil Garrido e Mónica Jiménez(Centro de Saúde Gran Capitán).

Fonte: EurekAlert! 24 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários