Notícias de saúde

Nova vacina contra pneumonia

22 de fevereiro de 2011 (Bibliomed). Pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine, da Yeshiva University, estão desenvolvendo uma nova vacina contra pneumonia pneumocócica. Esse tipo de pneumonia, causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, também conhecida como pneumococo, pode ser letal. “Como muitos micróbios que causam a pneumonia, o pneumococo é transmitido de pessoa para pessoa através da tosse ou espirro”, diz Anne Pirofski, autora do estudo.

Estima-se que cerca de 175mil pessoas são internadas anualmente nos Estados Unidos vitimas desse tipo de pneumonia. A bactéria ainda é responsável por 34.500 casos de infecções na corrente sanguínea e 2.200 casos de meningite.

Vacinas pediátricas contra algumas cepas de pneunococos reduziram a incidência de doenças em crianças e adultos. Contudo, essas vacinas não abrangem todas as cepas da bactéria. A nova vacina foca-se no sorotipo 3, que não está incluído na vacinas até então aplicadas na população.

O sorotipo 3 dos pneumococos é responsável por pneumonias sérias em adultos, sendo tão devastadora que é capaz de provocar inflamação tão forte que pode resultar em doença muito grave ou mesmo morte.

Para criar a vacina, os investigadores centraram-se sobre o sorotipo 3 do gene que codifica a pneumolisina, uma toxina produzida por todas as cepas de pneumococo. Eles substituíram esse gene por uma versão sintética que esperava reduzir a quantidade de toxina produzida.

"Nossa idéia era criar uma vacina viva, que estimulam o sistema imunológico o suficiente para afastar a doença, mas não conduziria à resposta inflamatória danificando seriamente que esta cepa pode causar", diz o autor do estudo J. Robert Coleman.

Fonte: Journal of Infectious Diseases, 22 de fevereiro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários