Notícias de saúde

Atitudes simples evitam as quedas de idosos

14 de janeiro de 2011 (Bibliomed). De acordo com um artigo publicado no Journal of the American Geriatrics Society, a prevenção contra a queda deve ser parte dos cuidados médicos de idosos. “As quedas são um dos problemas de saúde mais vivenciados por idosos e uma causa comum da perda da independência funcional”, diz a Dr. Mary Tinetti, da Universidade de Yale nos Estados Unidos. “Devido a sua frequência e consequências, as quedas são um problema de saúde tão sério para idosos quanto ataques cardíacos e derrames”.

A Dr. Tinetti descobriu que a forma mais efetiva de evitar as quedas é realizar intervenções múltiplas na vida do idoso. Os pesquisadores estabeleceram diretrizes a serem seguidas no tratamento geriátrico. Profissionais da saúde devem examinar os pacientes buscando sinais de que eles correm o risco de cair. Fatores como fraqueza muscular, equilíbrio e queda da pressão sanguínea devem ser analisados.

Outros cuidados podem ser tomados para evitar esse problema. Os ambientes freqüentados pelos idosos devem ser modificados para se adaptarem as suas necessidades. Obstáculos e superfícies escorregadias devem ser eliminados. Outra recomendação é que sejam incluídos no cotidiano do idoso exercícios que trabalhem o equilíbrio e o fortalecimento de músculos, como Tai Chi e fisioterapia. A redução da quantidade de remédios também é importante. Especialmente daqueles que afetem o cérebro, como antidepressivos e remédios para dormir.

“O padrão de lesões sérias causadas por quedas, como fratura de quadril, está diminuindo modestamente em áreas nas quais a prevenção de quedas está integrada à prática clínica”. A Dr. Tinetti afirma que se a prevenção for incluída no tratamento geriátrico a tendência é que as quedas se tornem menos frequentes.

“Nós estamos confiantes que realizar intervenções múltiplas é a melhor forma de agir”, acrescenta.

Fonte: EurekAlert! 13 de janeiro de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários