Notícias de saúde

Acupuntura é um tratamento eficiente para a fibromialgia

13 de janeiro de 2011 (Bibliomed. A fibromialgia é uma doença muito comum, atingindo de 14% a 20% dos pacientes de reumatologia. Acontece predominantemente em mulheres e surge normalmente entre 30 e 60 anos, podendo se manifestar em alguns casos em crianças, adolescentes e idosos. Seus sintomas são dor prolongada por todo o corpo, presença de pontos dolorosos (conhecidos como “ponto gatilho”), alteração do padrão de sono, fadiga, rigidez matinal, depressão, dificuldade de concentração, dentre outros.

O tratamento para alguém que sofre dessa doença é constante, já que uma cura ainda não foi descoberta. Segundo o Dr. Dirceu de Lavor Sales, presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, a acupuntura é muito eficiente no tratamento da fibromialgia, sendo utilizada para diminuir as dores crônicas generalizadas e as limitações dos pacientes. Além de exercer um forte efeito analgésico, a acupuntura relaxa os músculos e tem ação anti-inflamatória. Sua ação terapêutica age diretamente nos músculos afetados, aliviando as dores e o desconforto.

Essa forma de tratamento se tornou tão comum que até mesmo a rede de hospitais conveniados pelo SUS está utilizando o método. Uma sessão de 30 minutos a cada semana é suficiente para controlar a dor, porém é importante lembrar que os efeitos dessa terapia são eficazes apenas durante o tempo em que o paciente está sob tratamento.

Fonte: Acontece Notícias. Press release. 11 de janeiro de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários