Notícias de saúde

Música não reduz a dor durante sigmoidoscopias

13 de janeiro de 2011 (Bibliomed. Até 40% da sigmoidoscopias são consideradas dolorosas pelos pacientes. Intervenções não medicamentosas seriam atraentes, visto que a sedação e a analgesia carregam o risco de efeitos colaterais e aumentam os custos relacionados ao procedimento. A música pode ter o potencial de redução da dor, mas o seu efeito durante a sigmoidoscopia não foi ainda estabelecido.

Um estudo recentemente publicado na revista European Journal of Gastroenterology and Hepatology estudou se a música reduz a dor experimentada durante a sigmoidoscopia. Pacientes consecutivos, acima de 18 anos de idade, submetidos à sigmoidoscopia sem sedação e analgesia, foram incluídos neste estudo. Os pacientes do grupo de música (n = 153) ouviram a sua música preferida durante a sigmoidoscopia. O grupo controle (n = 154) recebeu os cuidados habituais. A média da intensidade da dor (medida em uma escala analógica visual de 100 mm de comprimento) foi de 36 ± 27 mm para o grupo de música e 40 ± 29 no grupo controle (P = 0,27) durante sigmoidoscopia.

A pesquisa concluiu que a música não reduz a intensidade da dor durante sigmoidoscopia e que, portanto, a música durante a sigmoidoscopia não é recomendada para esta finalidade.

Fonte: European Journal of Gastroenterology and Hepatology, Volume 22, Issue 8, 2010, Pages 942-945

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários