Notícias de saúde

Estudo associa excesso de refrigerantes e sucos ao risco de diabetes

12 de novembro de 2010 (Bibliomed). O consumo excessivo de refrigerantes, sucos e outras bebidas adoçadas com açúcar, aliado ao ganho de peso, pode contribuir para o desenvolvimento de diabetes tipo 2, segundo estudo publicado na edição de novembro da revista científica Diabetes Care. De acordo com os especialistas, a ingestão dessas bebidas assim como outros alimentos açucarados deve ser limitada, para reduzir a obesidade e as doenças associadas ao excesso de peso.

Avaliando dados de diversos estudos sobre o assunto realizados até maio deste ano, incluindo um total de 310 mil participantes e 15 mil casos de diabetes, os pesquisadores da Universidade de Harvard, nos EUA, descobriram que aqueles que ingeriam mais bebidas açucaradas - uma ou duas porções por dia (cerca de 340g) - tinham 26% mais chances de desenvolver o diabetes do que aqueles que consumiam essas bebidas em menor quantidade - menos de uma porção por mês. Além disso, o consumo excessivo de bebidas açucaradas foi associado a 20% maior risco de síndrome metabólica - conjunto de fatores de risco para doença cardíaca.

“O consumo de bebidas açucaradas, incluindo refrigerantes, sucos de fruta, chá gelado e bebidas energéticas, tem crescido em todo o mundo. E o consumo regular dessas bebidas tem sido associado com ganho de peso e com o risco de sobrepeso e obesidade”, escreveram os autores. “Aliado ao ganho de peso, o maior consumo de bebidas açucaradas está associado ao desenvolvimento de síndrome metabólica e diabetes tipo 2”, acrescentaram.

Dados do Ministério da Saúde indicam que aproximadamente 11 milhões de brasileiros são diabéticos. E, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o diabetes está se tornando a epidemia do século, afetando cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo, porém cerca da metade das pessoas que têm diabetes desconhece ser portadora da doença. Por isso, segundo os especialistas a prevenção é tão importante, com alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e o controle do peso.

Fonte: Diabetes Care. Novembro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários