Notícias de saúde

Exposição precoce a antibióticos pode causar asma e alergias permanentes

01 de dezembro de 2022 (Bibliomed). Os antibióticos, que estão entre os medicamentos mais usados ??em crianças, afetam as comunidades do microbioma intestinal e as funções metabólicas. Essas mudanças na estrutura da microbiota podem afetar a imunidade do hospedeiro.

Em um recente estudo, pesquisadores levantaram a hipótese de que as alterações do microbioma no início da vida levariam ao aumento da suscetibilidade à alergia e à asma. Para testar isso, filhotes de camundongos entre os dias 5 e 9 pós-natais foram expostos oralmente à água (controle) ou a doses terapêuticas de azitromicina ou amoxicilina. Mais tarde na vida, esses camundongos foram sensibilizados e desafiados com um alérgeno modelo, ácaro da poeira doméstica (HDM) ou solução salina.

Nos resultados, foi verificado que os camundongos com exposição à azitromicina no início da vida que foram desafiados com HDM aumentaram a produção de IgE e IL-13 por células T CD4+ em comparação com camundongos não expostos; a exposição precoce à amoxicilina levou a menos anormalidades. Para testar se a microbiota continha os sinais imunológicos para alterar a produção de IgE e citocinas após o desafio de HDM, camundongos livres de germes receberam oralmente amostras fecais da microbiota alterada por antibióticos.

A gavagem de camundongos adultos livres de germes não resultou em respostas alteradas de HDM, no entanto, seus descendentes, que adquiriram a microbiota alterada por antibióticos ao nascimento, mostraram níveis elevados de IgE e citocinas CD4+ em resposta ao HDM e reatividade das vias aéreas alterada.

Esses experimentos fornecem fortes evidências de que os antibióticos causam o desenvolvimento de respostas imunes indesejadas por meio de seu efeito sobre as bactérias intestinais, mas apenas se as bactérias intestinais forem alteradas na primeira infância.

Fonte: Mucosal Immunology (2022). DOI: 10.1038/s41385-022-00544-5.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários