Notícias de saúde

Mulheres com baixa renda ganham mais peso na gravidez, diz estudo

05 de novembro de 2010 (Bibliomed). Mulheres jovens e de baixa renda são mais propensas a ganhar peso demais durante a gravidez, segundo estudo da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. De acordo com os autores, cerca de dois terços das 427 mulheres avaliadas, principalmente negras e hispânicas - grupos de menor renda -, ganharam mais peso que o recomendado na gestação. E, um ano depois, metade das participantes mantinha pelo menos 4,5 kg do peso adquirido.

A pesquisa indicou que, antes da gravidez, apenas um quarto das mulheres apresentavam sobrepeso e um pouco mais eram obesas. Entre aquelas que tinham peso normal antes, 40% apresentaram sobrepeso um ano após o nascimento do filho e 5% se tornaram obesas. Entre as mulheres que já apresentavam sobrepeso antes da gestação, mais da metade ficaram obesas após o nascimento. A preocupação é que apenas uma gestação foi avaliada, ou seja, as mulheres que teriam mais filhos poderiam ganhar ainda mais peso.

De acordo com os pesquisadores, a população de mais baixa renda era a que tinha maior tendência a engordar mais do que o recomendado, com as afroamericanas tendo maior dificuldade em perder peso após o nascimento do filho. Entretanto, o estudo apontou também que uma importante arma que essas mulheres podem contar contra a obesidade após a gravidez é o aleitamento materno: aquelas que amamentaram perderam quase 700g por semana a mais do que aquelas que alimentaram seus filhos com mamadeira.

Publicados no American Journal of Obstetrics & Gynecology, os resultados aumentam a preocupação dos especialistas com a “epidemia” de obesidade em todo o mundo. Particularmente na gravidez, o excesso de peso pode trazer consequências muito ruins, aumentando as chances de ter um bebê maior que o normal - associado ao sobrepeso do filho mais tarde - e a necessidade de parto cesariana, além de aumentar riscos de diabetes e pressão alta da mãe.

O governo americano recomenda que mulheres de peso normal ganhem entre 11 kg e 16 kg durante a gestação; que as futuras mamães de baixo peso ganhem entre 13 e 18 kg; e que aquelas que estão com sobrepeso devem ganhar apenas entre sete e 11 kg, com as obesas sendo ainda mais restritas.

Fonte: American Journal of Obstetrics & Gynecology. 25 de outubro de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários