Notícias de saúde

Poluição ambiental pode afetar o desenvolvimento fetal e o peso do bebê ao nascer

14 de novembro de 2022 (Bibliomed).O crescimento fetal é programado com precisão e pode ser interrompido por exposições ambientais (como poluentes) durante períodos específicos durante a gravidez. São necessárias avaliações sobre potenciais janelas sensíveis de exposição à poluição do ar em associação com o peso ao nascer.

Estudo recente examinou a associação de janelas sensíveis de exposição à poluição do ar ambiente com peso ao nascer e heterogeneidade por estressores em nível individual e da vizinhança onde mora a gestante.

Neste estudo de coorte de 628 mulheres hispânicas predominantemente de baixa renda que estavam grávidas, as exposições a material particulado e dióxido de nitrogênio no início até a metade da gravidez foram significativamente associadas a menor peso ao nascer, particularmente para mães que vivenciaram maior estresse percebido durante o período pré-natal, e que vivem em um bairro com alto nível de estressores de poluição ambiental.

Os resultados deste estudo sugerem que proteger as mulheres grávidas da poluição do ar pode melhorar o peso do bebê ao nascer, principalmente entre as mães com altos níveis de estresse psicológico ou poluição ambiental.

Fonte: JAMA Netw Open. 2022;5(10):e2238174.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários