Notícias de saúde

Estados Unidos aprovam vacina contra coqueluche para gestantes

11 de outubro de 2022 (Bibliomed). Uma nova vacina para prevenir a coqueluche em recém-nascidos foi aprovada pela Food and Drug Administration (FDA). Fabricada peloi laboratório GlaxoSmithKline, a vacina deve ser tomada no terceiro trimestre da gravidez. Essa é a primeira vacina aprovada pela FDA que previne a doença em bebês vacinando as mães ainda na gestação.

A coqueluche é uma doença respiratória altamente contagiosa que afeta todas as faixas etárias. No entanto, os bebês correm o maior risco de contrair coqueluche e ter sérias complicações que, se não tratadas corretamente, podem levar à morte.

A vacina é em dose única e apresentou eficácia de 78% na prevenção da tosse convulsa em recém-nascidos. A vacina já é utilizada nos Estados Unidos desde 2005 em jovens com idades entre 10 e 18 anos.

No Brasil, a vacina para coqueluche está disponível no Sistema Único de Saúde, na vacina chamada Pentavalente, que protege também contra difteria, tétano, influenza e hepatite. A primeira dose deve ser aplicada aos 2 meses de idade, a segunda aos 4 e a terceira aos 6.

Fonte: U.S. Food and Drug Administration. October 07, 2022.

Copyright © 2022 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários