Notícias de saúde

Boa saúde geral prolonga e melhora a vida sexual, destacam especialistas

10 de março de 2010 (Bibliomed). Ter uma boa saúde geral pode não apenas ajudar você a viver mais tempo, mas também a aproveitar mais e melhor sua vida sexual, segundo pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Em estudo com mais de 6 mil pessoas, os especialistas observaram que aquelas que eram consideradas saudáveis tinham duas vezes mais chances de se interessar por sexo na meia idade e na terceira idade, e eram mais propensas a relatar ter uma vida sexual movimentada e satisfatória.

De acordo com os autores, muitas pesquisas associam a atividade sexual a benefícios para a saúde e à longevidade. Porém este é o primeiro estudo a avaliar como a saúde geral afeta a qualidade das relações sexuais no envelhecimento e a calcular uma "expectativa de vida sexual".

Utilizando os dados dos participantes, os pesquisadores calcularam que, aos 55 anos de idade, a expectativa de vida sexual para os homens é, em média, de 15 anos, e é de 10,6 anos para as mulheres. E a saúde teria grande influência nessas taxas. "Embora o período seja mais longo para os homens, eles perdem mais anos de vida sexualmente ativa como resultado de pior saúde do que a mulher", explicou a pesquisadora Stacy Tessler Lindau.

Outras diferenças entre homens e mulheres foram reveladas na pesquisa, como o fato de uma maior proporção de homens, em comparação às mulheres, ter relações sexuais satisfatórias na meia idade e na velhice. "De forma geral, o estudo descobriu que homens têm uma expectativa de vida sexualmente ativa mais longa, e que a maioria dos homens sexualmente ativos relata uma boa qualidade de vida sexual. Em contraste, apenas cerca de metade das mulheres sexualmente ativas relatam boa qualidade de vida sexual", escreveram os autores em artigo publicado no British Medical Journal.

Fonte: BMJ. 10 de março de 2010.

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários