Notícias de saúde

Expectativa de vida maior exige mais investimentos em saúde, alertam especialistas

04 de setembro de 2009 (Bibliomed). Um relatório recentemente divulgado pelo IBGE aponta para um cenário previsto, há muito tempo, por prestadores do SUS: a saúde precisa de mais investimento público para atender a crescente demanda, que virá agravar a insuficiência no atendimento público, segundo especialistas. De acordo com os "Indicadores Sociodemográficos e de Saúde no Brasil", com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, a necessidade por tratamentos médicos mais complexos na rede de saúde se multiplicou. Pacientes idosos exigem cuidados mais elaborados, atenção mais prolongada e mais investimentos.

Em nota divulgada para a imprensa nesta semana, especialistas da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) destacam que essa tendência já pode ser observada na ocorrência de doenças crônicas no Brasil. Por exemplo, as mortes por problemas cardiovasculares aumentaram de 12%, em 1950, para mais de 40%. Isso seria um reflexo do maior número de idosos na sociedade e, consequentemente, nos hospitais.

"O aumento da expectativa de vida, que é uma excelente notícia, é uma tendência irreversível. Para atender a esse avanço social, no entanto, a saúde precisa se preparar", disse o presidente da Fehosp, José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior. Segundo o especialista, a estrutura de atendimento médico da população não atende às demandas atuais. "Quando consideramos o aumento do número dos pacientes idosos, o futuro é sombrio. Principalmente em relação à rede pública, já que, segundo a mesma pesquisa do IBGE, apenas 29% da população acima dos 60 anos possui plano de saúde particular".

Cerca de 75% da população depende exclusivamente do SUS para receber atendimento médico. E o especialista destaca que o sistema apresenta déficit de R$ 7 bilhões anuais, que, com os gastos crescentes, deve se agravar até chegar ao colapso. "Como complemento, é preciso revitalizar o SUS, investir em instalações próprias e corrigir a tabela de procedimentos para viabilizar as parcerias com instituições privadas", disse José Júnior. "A saúde é um problema urgente que o País deve enfrentar com vontade e seriedade".

Fonte: Assessoria de Imprensa Fehosp. Press release. 03 de setembro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários