Notícias de saúde

Amêndoas podem fortalecer o sistema imunológico, indica estudo

20 de maio de 2009 (Bibliomed). As amêndoas têm o potencial de fortalecer o sistema imunológico e reduzir inflamações, ajudando a prevenir diversas doenças, segundo estudo apresentado esta semana no encontro anual da Sociedade Americana de Microbiologia, na Filadélfia, EUA.

Em testes em laboratório, pesquisadores do Reino Unido descobriram que o alimento pode ter um “impacto auxiliar no tratamento de doenças crônicas e infecciosas”. Segundo os autores, a pele das amêndoas pode modular uma resposta imunológica e “agir positivamente como importante agente antiviral”.

Os cientistas avaliaram os efeitos da amêndoa na liberação de compostos imunológicos em células infectadas com o vírus de herpes genital HSV-2 e em células não-infectadas. E descobriram que a adição de compostos da “pele” natural da amêndoa à célula leva a uma significativa redução na replicação do vírus, enquanto outros extratos não tinham influência no HSV-2.

Mais estudos são necessários para desvendar os mecanismos responsáveis pela ação das amêndoas no sistema imunológico e para confirmar os resultados desse estudo. Esses testes também não indicaram a quantidade de amêndoas que deve ser consumida diariamente para a prevenção de doenças.

Fonte: American Society for Microbiology. 19 de maio de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários