Notícias de saúde

OMS alerta para os riscos das viagens internacionais para a saúde mental

29 de abril de 2009 (Bibliomed). Viajar é tido como uma boa forma de ampliar os horizontes e descansar a cabeça. Porém, um novo estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que o estresse principalmente de viagens internacionais pode levar pessoas vulneráveis a sofrerem transtornos mentais. Na edição de 2009 da publicação International Travel and Health, especialistas descrevem os impactos psicológicos das viagens. 

Segundo a OMS, problemas mentais são as principais causas de problemas de saúde entre os viajantes; e a emergência psiquiátrica é, junto a lesões e doenças cardíacas, a razão médica mais comum para retirada do passageiro em “ambulância aérea”.

Os especialistas destacam que a ansiedade extrema, como a fobia de voar, seria um dos principais problemas enfrentados pelos passageiros, estando envolvida em aproximadamente 3,5% de todas as emergências médicas durante o voo. Por isso, recomendam que os mais ansiosos evitem cafeína, alguns medicamentos contra resfriado e a droga anti-malária mefloquina.

O levantamento mostrou também que pessoas que viajam para lugares exóticos estão sob maior risco de usar drogas ilícitas, que podem causar desajustamento ou confusão mental. Um dos estudos considerados indicou que mais da metade dos “mochileiros” haviam usado drogas ilícitas.

Viagens de romaria ou para lugares de importância religiosa ou histórica também poderiam representar riscos para os mais frágeis. Além disso, o ajustamento a diferentes culturas, estilos de vida e línguas e o afastamento de casa e dos parentes e amigos poderia causar estresse psicológico.

Baseados no estudo, os especialistas recomendam que o viajante procure saber, antecipadamente, informações sobre diversos aspectos do local de destino, o que pode aumentar sua autoconfiança e minimizar os riscos de contratempos. E aqueles com histórico de problemas psiquiátricos, ou excessivamente ansiosos, devem passar por avaliação psicológica antes de viajar.

Fonte. International Travel and Health. Edição 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários