Notícias de saúde

Adultos obesos correm mais risco de incapacidade mais tarde, diz estudo

20 de abril de 2009 (Bibliomed). Pessoas que apresentam sobrepeso ou obesidade na juventude e na meia idade têm maior risco de ficarem incapacitados na velhice, segundo estudo da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos. E, segundo os autores, quanto mais tempo uma pessoa permanece acima do peso, maiores são suas chances de ter limitações de mobilidade no futuro.

Acompanhando, por mais de sete anos, cerca de 2,8 mil americanos com mais de 70 anos, os pesquisadores observaram que aqueles que foram obesos ou tiveram sobrepeso em algum momento da idade adulta tinham mais chances de desenvolver dificuldades em caminhar e subir escadas. Mulheres com sobrepeso na idade adulta e quando idosas tinham três vezes maior risco de incapacidade. Entre os homens, os que foram obesos tinham 61% maior risco.

“Os dados sugerem que intervenções para prevenir o sobrepeso e a obesidade em adultos jovens ou de meia-idade podem ser úteis em prevenir ou atrasar o início das limitações de mobilidade mais tarde”, destacou a pesquisadora Denise Houston, professora de gerontologia da Universidade.

Em nota para a imprensa, os especialistas explicaram que o excesso de peso pode contribuir para a debilidade mais tarde ao desgastar as articulações, ou aumentando os riscos de problemas crônicos de saúde, como doença cardíaca e diabetes. Além disso, os jovens que se tornam obesos tendem a ser sedentários, o que leva a uma pior forma física e músculos mais fracos.

Fonte: American Journal of Epidemiology. 15 de abril de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários