Notícias de saúde

Apenas 5% dos casos de hérnia de disco exigem cirurgia, afirmam especialistas

16 de abril de 2009 (Bibliomed). Apesar de a hérnia de disco atingir cerca de 5,4 milhões de brasileiros, segundo o IBGE, há ainda muitas dúvidas dos pacientes com relação ao melhor tratamento. Para alívio das pessoas que sofrem desse problema na coluna, o neurocirurgião Paulo Said, do Hospital Dr. JK, em Brasília, esclarece que apenas 5% dos casos requerem cirurgia.

"O indicado é o tratamento conservador, com medicamentos específicos, fisioterapia e exercícios de correção postural. A opção cirúrgica só prevalece quando a pessoa não responde a essas medidas", explica o especialista.

O problema pode ser causado por trauma severo sobre a coluna ou resultar de pequenas lesões sequenciais que, com o tempo, impactam as estruturas do disco intervertebral. A doença ocorre quando o núcleo do disco sai da posição normal e “migra” em direção ao canal medular, comprimindo as raízes nervosas e provocando irradiação da dor.

De acordo com outro neurocirurgião, Gilmar Saad, a predisposição genética e o estilo de vida estão entre as principais causas da alteração. "Alguns profissionais estão mais sujeitos a desenvolver a doença se não tomarem alguns cuidados com a postura ao levantar peso ou sofrer impacto de alta intensidade”, destacou o especialista, acrescentando que trabalhadores braçais, mergulhadores e maratonistas podem estar sob maior risco.

Entre os sintomas que indicam a necessidade de uma avaliação especializada estão, além da dor nas costas, o formigamento com irradiação para pernas e braços e a sensação de fraqueza nos membros. "Quanto mais cedo for o diagnóstico médico maiores são as chances de recuperação livre de sequelas", conclui Saad.

Fonte: AthenaPress. Press release. 14 de abril de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários