Notícias de saúde

Distúrbios psiquiátricos são comuns em pessoas com anorexia

31 de março de 2009 (Bibliomed). Um estudo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, indica que distúrbios psiquiátricos são comuns em pessoas que sofrem de anorexia nervosa, condição marcada por uma visão distorcida do próprio corpo, em que a pessoa se torna excessivamente magra, mas ainda assim pensa que está gorda.

Avaliando um total de 51 adolescentes com anorexia, acompanhados desde o ano de 1985, e 51 saudáveis, os pesquisadores descobriram que 39% das pessoas com anorexia tinham pelo menos um outro distúrbio psiquiátrico. E o problema mais comum era o transtorno obsessivo compulsivo.  

Os resultados indicaram também que, 18 anos após o início do estudo, três mulheres ainda não haviam se recuperado da anorexia, e 25% estavam classificados como incapazes ou estavam há seis meses de licença por causa do distúrbio alimentar ou outro problema psiquiátrico.

Porém, o estudo também apresentou bons resultados, contrariando a crença de um prognóstico sem esperança. Apesar de pesquisas anteriores mostrarem que uma em cinco mulheres morre por causa da doença, no novo estudo não houve nenhuma morte. E, embora outros trabalhos associem a doença com a infertilidade, a quantidade de filhos foram as mesmas nos dois grupos, apesar de os filhos das que já tiveram anorexia terem, de forma geral, menor peso.

Baseados nos resultados, os pesquisadores recomendam que familiares e profissionais de saúde estejam atentos para descobrir a anorexia, e procurar ajuda para tratar esse problema e outros distúrbios psiquiátricos associados.

Fonte: EurekAlert. Public release. 26 de março de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários