Notícias de saúde

Um único dia de consumo de álcool na gestação afeta saúde mental da criança

05 de janeiro de 2009 (Bibliomed). O consumo de quatro doses de bebidas alcoólicas em apenas um dia durante a gravidez pode aumentar os riscos de problemas mentais na criança, como o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, segundo estudo publicado na edição de fevereiro da revista Pediatrics. Os resultados indicam que mesmo que não haja um consumo regular de álcool pela gestante, a ingestão de mais de quatro doses em um dia é prejudicial para o desenvolvimento do bebê.

“Padrões de consumo de álcool durante a gestação como episódios de ‘bebedeira’ podem ser tão importantes como os níveis médios de consumo em conferir risco para a saúde mental e de problemas de aprendizado na infância”, escreveram os autores.

Para avaliar se esses padrões de consumo pela gestante podem estar associados com a saúde mental do filho, independentemente do consumo regular de bebidas, os pesquisadores analisaram mais de 6 mil crianças, considerando o “beber pesado” (consumo de quatro doses no dia) no segundo e terceiro trimestre de gestação, e a saúde mental das crianças em dois momentos de sua vida.

Os resultados indicaram que beber quatro doses em um único dia estava associado a um alto risco de problemas de saúde mental, especialmente déficit de atenção e hiperatividade, nas meninas aos 47 meses, e em ambos os sexos aos 81 meses. E essa relação permaneceu significativa mesmo excluindo o consumo regular diário de álcool.

Fonte: Pediatrics. 02 de fevereiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários