Notícias de saúde

Alimentos ricos em vitamina C podem proteger as artérias, indica estudo

22 de janeiro de 2009 (Bibliomed). O consumo de alimentos ricos em vitamina C pode ajudar a proteger os idosos contra problemas cardiovasculares, na medida em que reduz o endurecimento e o entupimento da artéria carótida – vaso sanguíneo que leva sangue arterial do coração para o cérebro –, segundo estudo publicado na edição deste mês da revista médica Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases.

“Vegetais podem reduzir os riscos de doença cardiovascular”, destacaram os pesquisadores do Ullevål University Hospital, na Noruega. E, segundo eles, “os alimentos que contêm vitamina C podem proteger contra a progressão de aterosclerose na carótida em homens idosos”.

Avaliando a dieta e, através do ultrassom, as mudanças no espessamento médio-intimal da artéria carótida (considerado fator de risco cardiovascular e marcador de doença arterial coronariana precoce) de 536 homens idosos – metade sendo submetidos a uma intervenção alimentar –, os pesquisadores observaram, após três anos, que esse grupo apresentava menor progressão do espessamento da artéria, comparados com aqueles que não foram submetidos à intervenção na dieta.

Os resultados indicaram que esse grupo da intervenção alimentar, que apresentou a redução no risco de aterosclerose, tinha aumentado sua ingestão de frutas e vegetais. E o aumento da ingestão de vitamina C e de frutas em geral foi associado à redução da progressão do espessamento médio-intimal.

Fonte: Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases. Janeiro de 2009.

Copyright © 2009 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários