Notícias de saúde

Câncer é ainda mais mortal entre os diabéticos, indica estudo

18 de dezembro de 2008 (Bibliomed). O câncer, segunda maior causa de morte no mundo, é ainda mais mortal em pessoas com diabetes, segundo estudo publicado nesta semana no Journal of the American Medical Association. De acordo com pesquisadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, os diabéticos que desenvolvem câncer têm até 40% mais chances de morrer do que os pacientes que não têm diabetes.

A descoberta é alarmante, pois mostra uma interação entre duas doenças que se tornam cada vez mais comuns: o câncer, cujas estimativas indicam que ultrapassará, até 2010, a doença cardíaca como principal causa de morte do mundo; e o diabetes tipo 2, intimamente ligado à epidemia de obesidade.

Avaliando os resultados de 23 estudos envolvendo cerca de 125 mil pessoas de dez países, os pesquisadores descobriram que há 76% maior risco de morte em mulheres com câncer de útero e 61% maior risco de morte por câncer de mama se elas forem também diabéticas. Além disso, para o câncer colorretal, o risco de morte é 32% maior entre os diabéticos. E esse efeito também foi observadao para outros tipos de câncer, embora em menor escala.

Os resultados não indicam as causas dessa relação, porém os pesquisadores acreditam que é possível que o diabetes predisponha o paciente às complicações do câncer, ou, uma vez diagnosticado o câncer, médicos e pacientes passam a ignorar um pouco o diabetes. Outra explicação possível seria que algumas terapias contra o câncer, especialmente os esteróides, poderiam aumentar ainda mais os níveis de açúcar no sangue.

Por causa dessa relação mortal com o câncer e devido ao risco de complicações no diabetes, como doença cardíaca, derrame, problemas renais e cegueira, os pesquisadores recomendam que os diabéticos diagnosticados com câncer tomem ainda mais cuidado com o controle da glicose, para uma melhor qualidade de vida e para a redução dos riscos de morte.

Fonte: Journal of the American Medical Association. 17 de dezembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários