Notícias de saúde

Casos de herpes e micoses aumentam no verão, alerta especialista

12 de dezembro de 2008 (Bibliomed). Com a chegada do verão, aumentam os casos de micoses e herpes, doenças típicas da estação. “A estação quente do ano é também a que exige mais cuidados com a saúde. A umidade, o calor e a exposição excessiva ao sol são fatores que desencadeiam diversas doenças. As mais comuns e, ao mesmo tempo, mais tradicionalmente incômodas de serem tratadas são a herpes e as micoses”, alerta o médico mineiro Geraldo Carvalhaes.

Clínicas de todo o Brasil já registram, desde novembro, o crescimento do movimento de pacientes com esses problemas. A clínica dirigida por Carvalhaes, por exemplo, recebeu, só no mês passado, 20 pacientes com casos de micoses e herpes, vários deles em estágios avançados.

Micose

A micose é uma infecção causada por fungos que precisam de calor e umidade para sobreviver. Ela aparece com mais freqüência neste período já que as pessoas não se enxugam imediatamente quando saem de banhos de piscina e mar. As regiões do corpo mais propícias para a proliferação desses fungos são as dobras, como virilha, e entre os dedos. E os sintomas são vermelhidão, coceiras e alterações na pele, além de lesões que se apresentam de forma particular, de acordo com o tipo e a extensão da micose.

Existem dois tipos de micose, a superficial e a profunda. No primeiro caso, os fungos ficam na parte externa da pele, ao redor de pêlos ou nas unhas, alimentando-se da queratina presente no órgão. Na micose profunda, os fungos se disseminam através da circulação sanguínea e linfática, chegando até mesmo a infectar a pele e os órgãos internos.

Para prevenir o aparecimento da doença, é aconselhável ter práticas saudáveis de higiene, como manter o corpo limpo e seco, evitar andar descalço em pisos úmidos ou públicos e usar roupas e meias de algodão, além de evitar coçar a região infectada para não espalhar a doença.

O especialista explica que o tratamento vai depender da região afetada. Se ela for mais externa, o médico indica infiltrações subcutâneas de gás com ozônio (terapia bioxidativa) e aplicação de óleo de uva ozonizado. Dependendo do caso, a doença é totalmente curada com três a quatro aplicações.

Herpes

Causada pelo vírus HVS (Herpes Vírus Simples), que pode se localizar em todas as mucosas (nariz, boca, ânus e órgãos genitais), a herpes simples não tem cura e é geralmente contraída pelos mais jovens. Estima-se que 80% das pessoas estejam contaminadas pelo vírus, mas somente em 20% dos casos ele se manifesta, principalmente após situações de estresse, que baixam a resistência imunológica.

Quem tem a doença convive com o vírus o ano todo, mas sofre mais com as crises no calor. O sol em excesso e sem proteção também favorece a manifestação do vírus. “A exposição ao sol, principalmente entre 10h e 16h, sem protetor solar, é um facilitador para as feridas da herpes, pois baixa a resistência do organismo”, explica Carvalhaes.

Uma das formas de prevenção é tomar sol com moderação, manter lábios bem hidratados, evitar o sol forte, tomar bastante líquido para hidratar a pele e a mucosa da boca, ingerir vitamina C, levar uma vida saudável, alimentando-se bem e privilegiando frutas e verduras e dormir suficientemente para descansar e aliviar o estresse.

Fonte: Mais Comunicação. Press release. 09 de dezembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários