Notícias de saúde

Campanha nacional de conscientização marca Dia Mundial de Combate à DPOC

19 de novembro de 2008 (Bibliomed). Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) – 19 de novembro – será realizada, nesta quarta-feira, uma campanha nacional de conscientização sobre a doença. Segundo os organizadores, o objetivo é conscientizar toda a sociedade, mas com uma atenção especial aos fumantes e ex-fumantes com mais de 40 anos, considerado principal grupo de risco.

A campanha terá ações em sete cidades brasileiras – Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Recife, São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto – onde as pessoas poderão receber informações sobre a doença, e fumantes e ex-fumantes terão a oportunidade de fazer avaliação pulmonar gratuita. Além disso, artistas plásticos regionais são convidados a “enfeitar” uma escada de quatro metros de altura, que representa os desafios dos pacientes com DPOC.

A DPOC é a nova nomenclatura para classificar a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. De acordo com o Consenso Brasileiro de DPOC, a doença afeta atualmente cerca de 5,5 milhões de brasileiros. E, segundo o Datasus, no Brasil, ela é responsável por cerca de 39 mil mortes por ano, o que corresponde a 110 óbitos por dia, ou uma morte a cada 12 minutos. A DPOC não tem cura, mas, com diagnóstico precoce e tratamento adequado, é possível controlar os sintomas e proporcionar ao paciente uma vida normal.

O evento é organizado pelas Sociedades Brasileira e Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SBPT e SPPT), pela Associação Brasileira dos Portadores de DPOC e pelo GOLD (Global Obstructive Lung Disease Initiative), com apoio dos laboratórios Boehringer Ingelheim e Pfizer.

Fonte: Acontece Comunicação e Notícias. News release. 17 de novembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários