Notícias de saúde

Perda de visão é duas vezes mais comum entre os diabéticos, diz estudo

16 de outubro de 2008 (Bibliomed). A perda de visão é aproximadamente duas vezes mais comum entre as pessoas com diabetes, comparadas com as não-diabéticas nos Estados Unidos, segundo estudo publicado nesta semana no periódico Archives of Ophthalmology.

De acordo com os especialistas, o diabetes é um fator de risco bem estabelecido para perda de visão, por causa da complicação chamada retinopatia diabética – doença ocular causada por danos aos finos vasos sangüíneos que irrigam a retina. E os diabéticos também apresentam maiores taxas de glaucoma e catarata, importantes causas de perda de visão.

Avaliando mais de 13 mil pessoas, os pesquisadores dos Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos descobriram que 11% dos adultos com diabetes tinham algum grau de comprometimento visual, comparados com 5,9% das pessoas sem diabetes.

As análises indicaram que, entre os diabéticos, 4% tinham deficiência visual irreparável, enquanto 7% tinham problemas reversíveis. Em comparação, apenas 1,4% dos não-diabéticos tinham perda visual irreversível, enquanto 4,5% tinham deficiências reversíveis.

Com isso, os especialistas recomendam que os diabéticos façam um exame oftalmológico pelo menos uma vez por ano para detectar, de forma precoce, a retinopatia e outros problemas visuais, permitindo um tratamento mais eficaz. Além disso, eles lembram que um bom controle da glicose e da pressão também pode ajudar a prevenir essas complicações.

Fonte: Archives of Ophthalmology. Outubro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários