Notícias de saúde

Exercícios podem ajudar gestantes a largar o cigarro, indica pesquisa

24 de setembro de 2008 (Bibliomed). A prática de exercícios físicos pode ajudar as gestantes a largar o cigarro, oferecendo mais saúde para mãe e bebê, segundo estudo publicado, esta semana, na revista especializada “BMC Public Health”. E, segundo os autores do estudo, a taxa de grávidas que largam o vício por causa dos exercícios é similar à de pessoas que fazem tratamento com reposição de nicotina.

Apesar dos riscos, principalmente para o bebê, 17% das mulheres no Reino Unido e 20% das americanas admitem fumar durante a gestação. Essa prática frequentemente leva a um menor peso no nascimento, maior mortalidade infantil e está ligada a dificuldade de aprendizado, problemas de comportamento e asma na infância.   

Quem fuma sabe das dificuldades para largar o vício. Os métodos mais eficazes, segundo especialistas, envolvem uma combinação de reposição de nicotina e terapia comportamental, porém há receio de que a nicotina possa prejudicar o feto. E os exercícios seriam eficazes e com benefícios à saúde.

Em dois estudos piloto, pesquisadores da St George's University of London, no Reino Unido, avaliaram gestantes com mais de 18 anos que fumavam pelo menos um cigarro por dia e que estavam com 12 a 20 semanas de gestação.

No primeiro, elas fizeram, uma vez por semana, exercícios supervisionados durante seis semanas; enquanto, no outro, duas sessões por semana durante seis semanas e, depois, uma sessão semanal por três semanas. Elas também foram encorajadas a fazerem exercícios adicionais sozinhas e receberam aconselhamento para parar de fumar.

Um quarto das 32 participantes largou o cigarro antes do nascimento, e a atividade física foi associada também à perda de peso, melhor auto-imagem e menos fissura. “Nossas descobertas sugerem que a intervenção com atividade física é viável e aceitável como uma ajuda para deixar de fumar durante a gravidez”, destacou o pesquisador Michael Ussher, na publicação.

Fonte: EurekAlert. Public release. 22 de setembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários