Notícias de saúde

Ioga pode ser benéfica para pessoas com síndrome metabólica

17 de setembro de 2008 (Bibliomed). A prática de ioga restaurativa, que utiliza exercícios suaves, associados à respiração e ao relaxamento consciente, pode ser benéfica para pessoas com sobrepeso que sofrem de síndrome metabólica, segundo especialistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

A síndrome metabólica é um conjunto de fatores de risco para doenças cardiovasculares e diabetes, que inclui obesidade abdominal, pressão e triglicérides altos, glicose alta e baixos níveis de “bom” colesterol (HDL).

Em pesquisa com 280 pessoas, os pesquisadores notaram que aqueles que foram submetidos a 15 sessões de 90 minutos de ioga em 10 semanas – todos sedentários e com sobrepeso e síndrome metabólica no início do estudo – tiveram uma tendência de redução na pressão sangüínea, significativo aumento nos níveis de energia e tendência de melhora no bem-estar e no estresse, comparados com o grupo que não praticou as técnicas.

Além disso, os especialistas destacaram que a freqüência nas aulas e a aderência dos participantes à prática de ioga em casa superaram o esperado. Todos aqueles que participaram da prática de ioga apresentaram o maior nível de satisfação possível, e 87% classificou as posições como fáceis de realizar.

“A ioga restaurativa é uma intervenção viável e aceitável em adultos com sobrepeso e síndrome metabólica. A eficácia da ioga em melhorar os parâmetros metabólicos nessa população deveria ser explorada em uma pesquisa controlada maior”, concluíram os autores.

Fonte: Metabolic Syndrome and Related Disorders. 1º de Setembro de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários