Notícias de saúde

Anfetaminas podem causar infarto em pessoas jovens, confirma estudo

10 de junho de 2008 (Bibliomed).O consumo excessivo de anfetaminas, drogas que estimulam o sistema nervoso e inibem o apetite, aumentam os riscos de adultos jovens sofrerem ataque cardíaco, segundo estudo publicado na edição de julho da revista especializada "Drug and Alcohol Dependence".

Atualmente, a anfetamina é proibida em vários países, sendo encontrada somente de forma clandestina. No Brasil, no entanto, a substância é comercializada em forma de remédios para tratamento de obesidade e de distúrbios psicológicos, sendo encontrada em medicamentos controlados.

Para avaliar como a droga afeta o sistema cardiovascular, pesquisadores da Universidade do Texas examinaram dados de mais de 3 milhões de pessoas com idades entre 18 e 44 anos que foram hospitalizadas no período entre o ano 2000 e 2003. E os autores descobriram uma ligação entre o abuso de anfetaminas e o risco de infarto em pessoas jovens.

"A maioria das pessoas não se surpreendem que as anfetaminas sejam ruins para a sua saúde. Mas estamos preocupados porque os ataques cardíacos em jovens são raros e podem ser extremamente debilitantes ou mortais", disse o autor principal do estudo, Dr. Arthur Westover.

Os especialistas explicam que a droga tem esse efeito porque aumenta a taxa cardíaca e a pressão sangüínea dos usuários, além de causar inflamações e espasmos arteriais que limitam a quantidade de sangue que chega ao músculo cardíaco.

Embora mais estudos sejam necessários para desvendar a ação dessas drogas no coração, os autores destacam que as descobertas dessa pesquisa já ajudam os médicos no tratamento do infarto induzido por anfetaminas. Eles recomendam que nesses casos, não seja usada medicação beta-bloqueadora, que pode interagir com as anfetaminas, piorando o problema.

Fonte: Drug and Alcohol Dependence. Volume 96, 1º de julho de 2008.

Copyright © 2008 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários