Notícias de saúde

Célula de Nariz de Porco é Usada Para Reparar Medula

NOVA YORK (Reuters Health) - O transplante de células nervosas especiais retiradas do nariz de porcos e usadas em ratos resultou em uma grande renovação da medula espinhal sem gerar rejeição, relataram pesquisadores.

Já havia sido demonstrado que essas células olfativas (OECs, para olfactory ensheating cells) eram capazes de aumentar o crescimento de células nervosas, assim como as células Schwann, células de apoio especializadas do sistema nervoso.

Conforme a equipe de Toshio Imaizumi, da Escola de Medicina da Universidade de Yale, em New Haven (Connecticut), o problema para transplantar células entre espécies é a rejeição do tecido estranho pelo receptor. Os pesquisadores usaram técnicas de engenharia genética para criar porcos cujas OECs e células Schwann carregavam um bloqueador de complemento humano, que é o instigador chave da reação de rejeição do corpo.

Conforme os pesquisadores, algumas semanas depois das células serem transplantadas para ratos cujas medulas espinhais tinham sido cortadas, alguns sinais já foram capazes de percorrer o caminho do nervo interrompido anteriormente. Em ratos não transplantados nenhum sinal passou.

Segundo relato dos cientistas na edição de setembro da Nature Biotechnology, a velocidade com que o sinal percorreu o caminho foi maior em ratos transplantados que em ratos que nunca sofreram lesão.

Estudos microscópicos do local machucado confirmam que os ratos transplantados apresentaram o aparecimento de células nervosas normais regeneradas que cresceram muitos milímetros nas duas direções, como se estivessem farejando o caminho correto para o crescimento do nervo.

Além disso, os ratos transplantados tiveram mais que o dobro de novas células nervosas na área machucada que os ratos não tratados.

Conforme o relato dos pesquisadores, as células do doador sobreviveram nos ratos por, pelo menos, quatro semanas depois do transplante sem sinais de rejeição.

Os cientistas concluíram que, além de oferecer esperança para muitos problemas humanos, as células de porcos modificadas geneticamente "apresentam muitas vantagens sobre o tecido de feto humano como disponibilidade, controle de qualidade dos tecidos obtidos e tempo de coleta e reprodução das células".

"Era impensável há apenas uma década, mas agora parece que o tratamento reparador para coluna vertebral danificada pode estar perto de ser alcançado", afirmou Lars Olson, do Instituto Karolinka, em Estocolmo (Suécia), ao comentar o estudo. Troquei por circundam para dar idéia de bainha, capa que fica em volta.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários