Notícias de saúde

Felicidade – o melhor remédio na luta contra o câncer

08 de novembro de 2007 (Bibliomed). Não é nada fácil a caminhada contra o câncer. As agressões dos inúmeros tratamentos e seus efeitos colaterais, principalmente em crianças e adolescentes, provocam um impacto realmente negativo na sua qualidade de vida.

Mas se o câncer infantil é uma triste realidade, como então enfrentá-lo? A resposta está na felicidade e esta não é apenas uma mera questão filosófica, como constataram pesquisadores americanos, do Departamento de Psicologia da Universidade de Virgínia Commonwealth, Seus resultados formam publicados na revista médica Pediatric Blood & Câncer.

Adolescentes, com idade média de 20 anos, e que sobreviveram a um câncer diagnosticado por volta dos 13 anos, foram avaliados com uma escala subjetiva para avaliar a felicidade, além de sintomas negativos do passado, os quais poderiam influenciar na qualidade de vida e na ocorrência de depressão.

Os pesquisadores notaram que a felicidade era o principal mediador, entre o suporte do tratamento intensivo contra o câncer e o surgimento de sintomas depressivos. Quanto mais alegre e disposta a criança, mais fácil era a sua capacidade de lidar com a situação. Observou-se inclusive, que a felicidade foi o principal marcador da sobrevida e não simplesmente o emprego de medidas terapêuticas intensivas.

Um outro fato percebido pelos investigadores é que os sintomas depressivos estavam mais correlacionados com eventos negativos, que ocorreram no passado dos adolescentes, independentemente do sexo masculino ou feminino.

Frente aos achados da pesquisa, os autores consideram que programas que estimulem um ambiente de alegria e confiança, são passos essenciais na luta contra o câncer infantil, trazendo impactos verdadeiramente positivos nessa caminhada.

Fonte: Pediatric Blood & Cancer (September 2007); PMID: 17879282

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários