Notícias de saúde

Preditores da qualidade da assistência aos pacientes com câncer

29 de outubro de 2007 (Bibliomed). O câncer é uma condição que causa temor na maioria da população. Diante da identificação de um tumor, os pacientes costumam apresentar uma reação de choque, perplexidade, sensação de impotência e de brevidade da existência. A importância epidemiológica do câncer é denotada por este ser uma das três principais causas de morte na população geral. Por sua vez, tem-se notado sensível melhoria na condução dos doentes com tumores, bem como aumento das taxas de sobrevida e cura.

A qualidade da assistência aos pacientes com câncer avançado em países latino americanos foi avaliada por pesquisadores norte americanos da University of Texas School of Public Health que publicaram um estudo na revista Journal of Pain and Symptom Management em Setembro de 2007. A pesquisa incluiu 777 médicos e enfermeiros de cinco nações: Argentina, Brasil, Cuba, México e Peru.

Os resultados divulgados demonstraram que a qualidade da atenção dispensada aos pacientes com tumores avançados varia sensivelmente conforme cada país avaliado. Os principais indicadores de boa qualidade da assistência incluíram a capacidade de identificar corretamente o câncer, a possibilidade de fornecer cuidados avançados de saúde, uma boa renda per capita e a disponibilidade de analgésicos potentes. A não priorização aos cuidados paliativos destinados aos doentes com câncer é um preditor de má qualidade da atenção.

Com isso, os autores concluem que a renda nacional e as políticas de saúde são variáveis que influem na qualidade à assistência destinada aos pacientes com câncer avançado.

Fonte: Journal of Pain and Symptom Management 2007; 34 (3): 315 – 327 (September).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários