Notícias de saúde

Prática de exercícios durante a quimioterapia faz bem para saúde

24 de janeiro de 2023 (Bibliomed). Mesmo que praticar atividade físicas seja a última coisa que passe pela cabeça de alguém que esteja em um processo de quimioterapia, um estudo mostrou que além de seguro, praticar exercícios pode melhorar as funções cardíacas e respiratórias desses pacientes a longo prazo, além de aliviar alguns efeitos colaterais do tratamento.

Durante a quimioterapia, o pico de consumo de oxigênio, um preditor da saúde do coração, geralmente diminui em até 25%. O tratamento do câncer também pode afetar a qualidade de vida e a aptidão cardíaca e respiratória. Além disso, pode desencadear fadiga extrema e morte cardiovascular.

Para o estudo, os pesquisadores do Centro Médico Universitário de Groningen, na Holanda, analisaram os benefícios do exercício entre os pacientes em um programa de exercícios sob medida. Os pacientes sofriam de câncer de mama, câncer de cólon, câncer testicular ou linfoma não-Hodgkin. Todos seriam submetidos à quimioterapia.

Os participantes foram selecionados aleatoriamente para participar de um programa de exercícios de 24 semanas durante ou após o tratamento. O exercício incluiu uma bicicleta ergométrica, máquinas de musculação, levantamento de peso livre e badminton.

No final, os pesquisadores descobriram que aqueles que se exercitaram durante a quimioterapia se sentiram menos cansados e se exercitaram mais. Além disso, eles também tinham melhor função cardíaca e respiratória e maior força muscular.

Aqueles que começaram a se exercitar após três meses de quimioterapia também mostraram alguma melhora. Ambos os grupos voltaram à sua aptidão cardiorrespiratória normal um ano após completar o programa de exercícios.

Fonte: JACC: CardioOncology. DOI: 10.1016/j.jaccao.2022.07.006.

Copyright © 2023 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários