Notícias de saúde

Papa é Esperado em Congresso Sobre Transplantes

Por Raffaella Malaguti

ROMA (Reuters) - Uma conferência científica internacional sobre transplantes de órgãos e técnicas de clonagem, que vai até dia 1o. em Roma, deve contar com a presença do papa João Paulo II.

Durante sua participação, prevista para terça-feira, o papa deve falar sobre questões éticas envolvendo a clonagem.

O 18o. Congresso Internacional da Sociedade de Transplantes, uma associação formada em 1966 para compartilhar conhecimento científico sobre a técnica, terá como tema principal a escassez de órgãos e estudos para contornar o problema, como o transplante de células.

De acordo com o presidente da sociedade, Oscar Salvatierra, o principal objetivo do congresso será promover a doação de órgãos e tornar as descobertas científicas disponíveis em países mais pobres.

"Hoje em dia, a maioria dos pacientes que recebe transplante sobrevive. O problema real, e o tema fundamental desta conferência, é a escassez de doações", disse Salvatierra.

A proposta britânica, anunciada este mês, de permitir a clonagem de células de embriões humanos para pesquisa deve levar à discussão de temas como a clonagem e questões éticas nos debates durante o congresso.

Os organizadores da conferência disseram que escolheram Roma para abrigar o evento para coincidir com as celebrações do Ano Santo da Igreja Católica, que promovem o tipo de solidariedade que eles afirmam ser necessária para promover a consciência pública de escassez de doadores.

A Igreja Católica é a favor de doação de órgãos e transplantes, destacando que se deve levar em consideração o respeito à vida e dignidade humana. Em relação às pesquisas com embriões humanos, no entanto, a posição da Igreja é contrária, pois afirma que a vida começa no momento da concepção.

O congresso reúne mais de 4.000 cientistas de 60 países. A Sociedade de Transplantes conta com mais de 3.000 especialistas de 49 países membros.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários