Notícias de saúde

Doença de Crohn afeta nutrição dos pacientes

03 de outubro de 2007 (Bibliomed). A doença de Crohn, um dos tipos mais comuns de doença inflamatória intestinal, afeta o estado nutricional do paciente de três formas, segundo o site norte-americano Web MD. A condição causa, principalmente, diarréia, cólica abdominal, e, algumas vezes, febre e sangramento do reto. E, com os problemas nutricionais ocasionados pode ocorrer perda de apetite e de peso.

Uma das formas pelas quais a doença leva a problemas nutricionais é a má-absorção. Segundo os especialistas dos Estados Unidos, "se a doença danifica o intestino, ou parte dele teve de ser removida (através de cirurgia), você não pode ser capaz de digerir normalmente". Com isso, há problemas em absorver alguns nutrientes, como carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.

Outro desses problemas enfrentado pelas pessoas com doença de Crohn é a náusea, fazendo com que essas pessoas parem de comer para se sentirem melhor. Porém, os especialistas alertam que essa não é uma boa alternativa em longo prazo.

O aumento da necessidade de energia é a terceira forma apresentada pelo site Web MD. Essa maior necessidade acontece sempre quando as pessoas estão doentes. E, como, muitas vezes, as pessoas com doença de Crohn perdem o apetite, eles comem menos do que precisam, gerando um "déficit" de energia.

Por causa desses problemas, os especialistas recomendam evitar alguns alimentos, principalmente durante os piores momentos da doença, para não piorar os sintomas. Segundo eles, nesses casos, as pessoas devem evitar comidas apimentadas; consumir álcool; alimentos ricos em fibras, como nozes, raízes, e algumas frutas e vegetais; comidas gordurosas; e leite e derivados, se o paciente tiver intolerância à lactose; além de alimentos que perceberem prejudiciais.

Porém, eles alertam que não deve haver cortes muito drásticos na alimentação, para que não falte vitaminas, calorias e nutrientes necessários.

Fonte: WebMD – Living with Crohn’s Desease - 2007

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários