Notícias de saúde

Saiba por que você acorda à noite para ir ao banheiro

06 de setembro de 2007 (Bibliomed).A eliminação normal de urina no ser humano ocorre predominantemente durante o dia, fato que guarda uma relação com o consumo de líquidos e com as perdas pelo suor e outras fontes. Por sua vez, algumas doenças resultam em maior eliminação de urina durante a noite, condição denominada nictúria. Isto gera implicações negativas na qualidade de vida, com interrupções freqüentes do sono.

A nictúria (eliminação de volume normal de urina durante a noite) pode ser decorrente de uma maior produção corporal de urina, durante a noite ou de diminuição da capacidade da bexiga em armazenar a urina, conforme revelam investigadores norte-americanos, em artigo publicado na revista The Journal of Urology, de Agosto de 2007.

O objetivo do estudo foi esclarecer as causas de nictúria em indivíduos portadores de bexiga hiperativa (a síndrome da bexiga hiperativa é caracterizada pela urgência miccional, que pode ser entendida como a vontade súbita de urinar e difícil de postergar), a qual se manifesta como perda involuntária de urina.

Participaram da pesquisa 850 pacientes, com idade superior a 18 anos e diagnóstico confirmado de bexiga hiperativa. Os resultados divulgados demonstram que a nictúria é cada vez mais comum com o avançar da idade, sendo mais frequente dentre os participantes do sexo masculino, em comparação às mulheres para todas as idades. Este achado guarda relação direta com a redução da capacidade da bexiga em armazenar grandes quantidades de urina, observada em pessoas idosas.

Dessa forma, os autores concluem que as pessoas jovens, com quadro de bexiga hiperativa, experimentam manifestações de nictúria, em decorrência da diminuição da capacidade vesical induzida pela doença. Nos idosos, o aumento da produção noturna de urina também é um importante fator envolvido no surgimento da nictúria.

Fonte: The Journal of Urology 2007; 178 (2): 548 – 551 (August).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários