Notícias de saúde

Terapia de reposição hormonal também melhora a pele

03 de setembro de 2007 (Bibliomed). O período do climatério marca o final da vida reprodutiva da mulher, culminando na menopausa (última menstruação apresentada pela mulher, sendo usualmente identificada retrospectivamente após cerca de doze meses sem o sangramento cíclico habitual). O climatério pode ser recheado de sintomas relacionados à redução dos níveis de hormônios sexuais femininos, destacando-se os fogachos, ondas de calor, secura dos órgãos genitais, insônia, irritabilidade, dentre outros.

Evidências que indicam que exista uma influência da menopausa sobre a pele. Investigadores norte americanos publicaram uma pesquisa na revista Climacteric em Agosto de 2007, na qual avaliaram o impacto da terapia de reposição hormonal sobre a saúde da pele, em mulheres na pós-menopausa.

O estudo contou com a participação de 40 mulheres, as quais receberam hormônios femininos em sete ciclos de 28 dias. Os resultados apresentados demonstraram que após sete meses de terapia de reposição hormonal, houve uma significativa melhora da elasticidade, consistência e hidratação da pele das participantes. A segurança e tolerabilidade, da terapia de reposição hormonal, foram consideradas satisfatórias.

Dessa forma, os autores concluem que a terapia de reposição hormonal auxilia no rejuvenescimento da pele das mulheres climatéricas.

Fonte: Climacteric. 2007; 10 (4): 320 – 334 (Aug).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários