Notícias de saúde

Uso de laser em lesões dermatológicas causadas por vírus

23 de Agosto de 2007 (Bibliomed). Os tratamentos dermatológicos que empregam o laser não são tão recentes quanto se imagina. Os primórdios da utilização do laser em dermatologia remontam a década de 60 do século XX, quando o argônio e dióxido de carbono eram fontes destes raios, empregados na época como terapia de lesões vasculares pigmentadas benignas.

Uma nova técnica de aplicação de laser em pulsos, através da emissão de altas energias em curtíssimo espaço de tempo, vem sendo aplicada no tratamento de doenças vasculares da pele.

Investigadores alemães testaram a efetividade do uso do laser em pulsos, na terapia de enfermidades dermatológicas não vasculares. Foi efetuado um levantamento das publicações médicas sobre o tema, sendo que cada estudo encontrado foi analisado criticamente.

Os resultados apresentados revelaram que a nova técnica de aplicação do laser, em pulsos, é útil no tratamento de algumas doenças da pele causadas por vírus, como a verruga vulgar e o molusco contagioso. Por sua vez, o papel da nova estratégia terapêutica na abordagem das enfermidades cutâneas inflamatórias ainda deve ser mais investigado.

Fonte: J Eur Acad Dermatol Venereol. 2007; 21 (7): 877 – 890 (Aug).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários