Notícias de saúde

Ingestão de fibras previne câncer de mama na pré-menopausa

05 de julho de 2007 (Bibliomed). A fibra alimentar é um conjunto de compostos não digeríveis, que auxiliam sobremaneira na regulação da função intestinal. Seu consumo está relacionado com diminuição do risco de surgimento de problemas motores do trato digestivo, como a constipação intestinal, bem como contribuir na redução do risco de câncer de intestino.

Evidências recentes sugerem um papel protetor do consumo de fibras, na ocorrência de tumores de mama. Porém, estes achados ainda são pouco consistentes, segundo afirma um grupo de pesquisadores, em estudo publicado na revista International Journal of Epidemiology. A pesquisa foi conduzida a partir da avaliação do consumo de fibras de um grupo de 607 mulheres que desenvolveram câncer de mama, em comparação à um grupo de mulheres saudáveis.

Os resultados apresentados demonstraram que, na fase pré-menopausa, o consumo de mais de 30g diários de fibra alimentar, associou-se com diminuição no risco de ocorrência de câncer de mama. Por sua vez, tais achados não foram verificados nas mulheres já menopausadas. As fibras derivadas de cereais exerceram papel protetor superior, ao conferido pelas fibras presentes nas frutas.

Dessa forma os autores concluem, que o consumo de cereais ricos em fibras, pelas mulheres antes da menopausa, apresenta papel de proteção contra o tumor de mama.

Fonte: International Journal of Epidemiology 2007; 36 (2): 431 – 438

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários