Notícias de saúde

Riscos associados ao consumo de leite cru

04 de abril de 2007 (Bibliomed). O leite é um dos alimentos mais completos para o homem. Mostra-se uma boa fonte de proteínas animais, açúcares, gorduras, bem como de uma série de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Porém, é sempre recomendável ingerir o leite pasteurizado, ou então ferver bem o leite cru, antes de consumi-lo. Estas técnicas permitem uma redução da contaminação do leite por microorganismos capazes de provocar doenças.

Uma publicação recente do órgão gestor de saúde nos Estados Unidos (FDA - Food and Drug Administration) e do centro norte americano de controle de doenças (CDC - Centers for Disease Control and Prevention), vem reiterar a importância de não se consumir leite cru. Foram isoladas várias bactérias capazes de provocar doenças graves no homem, as quais morrem após processos como a pasteurização e a fervura.

Os sintomas que surgem após a ingestão de leite cru, não descontaminado, dependem do tipo de microorganismo que está presente no leite, porém são comuns o surgimento de vômitos, diarréia, dor na barriga, febre, dor de cabeça e dores pelo corpo. Os grupos populacionais sob maior risco de adoecer, após consumir leite não purificado, são as grávidas, as crianças, os idosos e os portadores de disfunções do sistema de defesa do corpo.

Assim, ressalta-se a importância de ingerir apenas leite previamente pasteurizado ou bem fervido, para minimizar o risco deste alimento veicular agentes causadores de doenças.

Fonte: FDA News 2007; P07 – 34 (March 1).

Copyright © 2007 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários