Notícias de saúde

Snow Brand Recolhe Laticínios e Escândalo Aumenta no Japão

TÓQUIO (Reuters) - O escândalo do leite contaminado na maior fabricante japonesa de laticínios, a Snow Brand Milk Products, se agravou na quinta-feira, quando a empresa recolheu laticínios produzidos numa fábrica que, até agora, não tinha sido ligada diretamente ao incidente.

Uma porta-voz da empresa disse que cerca de 125 mil pacotes de leite e laticínios, produzidos entre 13 e 15 de agosto numa fábrica na região central do Japão, contêm leite em pó desnatado produzido numa outra unidade da empresa no norte do país atingida por uma bactéria.

No final de junho, mais de 14.500 pessoas, a maioria na área de Osaka, oeste do Japão, adoeceram depois de consumir o leite Snow Brand. Foi um dos maiores casos de intoxicação alimentar já vistos no Japão.

A empresa disse que não recebeu queixas relativas ao iogurte, leite com sabores e outros laticínios recolhidos e disse que 95 mil dos pacotes não vão voltar às lojas porque já sua validade já está vencida.

A fábrica no norte do país que esteve na origem do escândalo foi fechada pela Snow Brand no domingo e recebeu ordens das autoridades de saúde locais para permanecer fechada por tempo indeterminado, depois que uma toxina da bactéria "Staphylococcus aureus" foi encontrada em amostras preservadas do leite em pó desnatado produzidas na fábrica em 1o de abril.

Um porta-voz da empresa disse na quarta-feira que a bactéria pode ter entrado no leite em decorrência de um blecaute de três horas em 31 de março, quando o leite cru ficou exposto a altas temperaturas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários